quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Advertência de Felipe Pena


Você achou essa frase que fica na descrição do meu blog genial? Essa aí de cima: "Escrevo porque não sei fazer música."

Eu gosto bastante desta frase. É a minha cara! O responsável por esta filosofia chama-se Felipe Pena, um cara que eu acho genial.
Bom, e eu retirei esta frase de um livro dele, Jornalismo Literário. Logo no início do book tem a "Advertência", um texto fantástico que eu vou postar aqui para vocês.



"Advertência

Escrevo porque não sei fazer música. Se soubesse ler partituras e articular notas harmônicas, não me arriscaria nessas linhas tortas e analfabetas. A música é uma forma de comunicação muito mais eficaz e perene. Qualquer canção permanece por mais tempo no imaginário do que o melhor dos textos literários. Mas é preciso ter ouvido sensível e alma dançante. Como não fui capaz de desenvolver tais habilidades, fiz a faculdade de Jornalismo. Na verdade, queria ser escritor, mas logo descobri que seria emparedado pelas regras de objetividade da imprensa diária. 
As páginas a seguir representam uma tentativa de quebrar essas paredes. Mas não se iluda, caro leitor. Dizem que o bom texto segue padrões musicais. Tem ritmo, harmonia e sonoridade. Se você possui essas três qualidades, largue logo este livro e corra para o piano. Não perca tempo com a Literatura. Muito menos com o Jornalismo. Preocupe-se apenas com a melodia."
Felipe Pena


É claro que,  o que Felipe pretendeu a escrever esta "Advertência" foi chamar a atenção dos jornalistas, estudantes de jornalismo ou qualquer um que estivesse lendo o livro para a realidade da profissão. Em nenhum momento ele atribui pouco valor a arte de escrever, muito menos a literatura. ...E tenho dito.
E não poderia ser diferente, já que ele, no livro, vai discutir o Jornalismo Literário.

Bom, fica mais fácil para minha compreensão, uma vez que eu faço Jornalismo. Esse texto me faz sorrir de tão genial que ele é. :D

Mas é isso aí, você que sabe fazer música, continue por aqui, não embarque na ideia do Felipe. Ok? E você que faz Jornalismo, vamos ler Felipe Pena?


♥ Milena Andrade ♥

5 comentários:

  1. Eu sou uma analfabeta musical. Fico com as minhas linhas tortas e mudas mesmo.

    ;)

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  2. boa explicação pq eu acho essa frase fantastica

    ResponderExcluir
  3. Oii,gostei do seu blog...muito legal
    da uma passadinha no meu e se gostar segue que eu sigo de volta ok?
    palavrasdeumagarotaincomum.blogspot.com
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito do seu blog to te seguindo.✿

    ResponderExcluir
  5. adorei a frase, realmente escrevo por não saber fazer musica, e pretendo também fazer jornalismo, é uma boa profissão?
    http://saiadeflorbm.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Desejo muito amor e paz em sua vida. Volte sempre! Abs. ♥