domingo, 28 de agosto de 2011

Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças


Levanta a mão quem assitiu ao filme "Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças"!

Bom, quem já assistiu, certamente, deve ter gostado (ou não). Este filme desperta uma diversidade imensa de opiniões, imensa mesmo, afirmo isso porque as técnicas usadas chegam a passar a ideia de um filme "simplista". Muitos que assistiram ao longa metragem chegam a dizer que o mesmo tinha de tudo para ser um sucesso, pois a estória é bem interessante, mas roteiro e direção pecaram em simples detalhes (talvez em figurinos e cenários). Apesar de concordar em parte, eu acabo por dar um desconto, mergulho completamente na imaginação do roteirista. Ah, eu gostei do filme e pronto, poxa! Ahh, eu achei ele tããão romântico, cheguei até a chorar, meu.

Eu fiz uma resenha sobre o B.E.D.U.M.S.L (abreviação do nome do filme), mas deixo claro que não sou expert na área (ainda não paguei Fundamentos do Cinema :/) e muito menos uma @#$#@% crítica de cinema, até porque eu critico os críticos do cinema (quem já viu esta comunidade no orkut entendeu a piada). kkkkkk. ¬¬'

ResumÃO da minha resenha:

O filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, comédia romântica, surpreende com sua estória que mistura romance e ficção científica. Os dois temas sempre lado a lado, juntamente com técnicas de filmagens não muito recentes são um diferencial para o longa metragem em questão.
Roteiro de Charlie Kaufman e direção de Michel Gondry, o filme com duração de 108min é protagonizado por Jim Carrey (Joel) e Kate Winslet (Clementine), e conta a estória de um casal com problemas em seu relacionamento e que resolvem apagar definitivamente as memórias uns dos outros sobre o companheiro (a). A possibilidade oferecida pela empresa Lacuna de apagar a memória do ser humano, fora do contexto do filme, é “futurista” e remete o homem a qualidade de máquina. Essa polêmica quanto à ética da possibilidade real de apagar as memórias das pessoas, sejam elas lembranças boas ou ruins (dependendo do ponto de vista), gera uma polêmica e desperta a atenção e a curiosidade de quem assiste ao filme para saber o desfecho do mesmo.

Algumas técnicas de filmagens são antigas; efeitos especiais, propositalmente, estão no filme para passar a ideia de confusão mental; muitas destas técnicas precisam da atenção ativa de quem o assiste para serem percebidas.
A cronologia da estória do filme é inversa, ou seja, das últimas cenas para as primeiras; somada esta característica cronológica com as próprias cenas e as técnicas utilizadas, o filme transmite assimetria, o que pode causar certo incomodo para quem o assiste e não tem consciência dos conceitos de simetria e assimetria e o que eles representam, referentes a filmes, imagens, pinturas, etc.

Por fim, o desfecho da longa metragem deixa bastante claro que não importa a possibilidade de apagar as memórias e o próprio fato realizado, pois estas mesmas lembranças apagadas podem ser concretizadas novamente através de outros acontecimentos, já que as características das pessoas continuam as mesmas, assim como suas predileções e a própria essência do ser humano.


Fiz um grande resumo para a leitura não ficar tããão cansativa. Espero que seja o bastante para despertar em vocês a vontade e a curiosidade de assistirem ao filme. Só digo uma coisa: não me arrependo dos 108min da minha vida que dediquei ao filme.

Pessoal, segue o link para vocês baixarem o filme, caso necessário:
http://www.megaupload.com/?f=G0K8KLG8

Se preferirem que eu mande por e-mail, é só deixar um comentário  com o endereço que eu envio, e não se preocupem que o e-mail não será divulgado.





Bastidores: Espero que eles não tenham lido a parte do "choro", produção. Já basta meu namorado me zuando. #vergonhaprópria


Até mais!  

3 comentários:

  1. Eu ainda não assisti e agora fiquei com uma vontade monstra de me deliciar com ele!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é muito bom!
    Ótima dica!
    Bjo
    Lili
    http://peruasemacao.blogspot.com/
    @Peruas_em_Acao

    ResponderExcluir
  3. Opá... parece bom o filme, vou ver se assisto... rsrsrsrs... parabéns pela resenha... Kissu...♥
    http://artesdosanjos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Desejo muito amor e paz em sua vida. Volte sempre! Abs. ♥